Os 7 pilares do marketing digital.

Os 7 pilares do marketing digital.

Hoje, viemos falar de alguns pilares do marketing digital.

1 – Produza bom conteúdo
Produzir na atual era da internet não significa só elaborar um site e postar informações da sua empresa nele. Quantidade até importa. Mas a prioridade mesmo é a qualidade do que você produz. De nada vai adiantar ter 1 milhão de postagens se todas elas forem de péssima qualidade e não gerarem alcance nem engajamento.
Portanto, produza bem! Um post bem elaborado pode gerar mais likes, comentários, compartilhamentos e visualizações do que toda uma semana de postagens mal feitas.
2- Promova sua marca ou serviço
Dar vida é importante, mas só isso não basta! Existem infinitas coisas no mundo digital, e mesmo que o seu empreendimento pertença a um nicho muito específico, você terá uma concorrência gigantesca. Então, promova sua marca com recursos pagos, e para o caso da sua empresa não dispor de capital para investimento.
3 – Seja social
Do mesmo modo que colocar sua empresa na web não significa só criar um site e preenchê-lo com informações institucionais, atender seu público não se resume só a receber e-mails e respondê-los com mensagens automáticas. A interação deve ser regra e sempre ir além. Responda aos comentários deixados no Facebook, menções e mensagens diretas no Twitter e Instagram e em todos os outros espaços em que seu negócio estiver presente.

4 – Domine as ferramentas
Você já ouviu falar no SEMRush? E no Survey Monkey? Caso a resposta seja não, saiba que você pode estar perdendo algumas das várias ferramentas utilizadas diariamente para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro em postagens e vendas de produtos online.

O Semrush, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para monitorar o desempenho de palavras-chaves orgânicas da internet. Portanto, caso você queira realizar pesquisas de campanha ou obter melhores resultados, o serviço é uma ferramenta essencial.
5 – DESIGN
Outro pilar importante é composto pelos templates das páginas web, layout e experiência do usuário em geral (User Experience), seja através do computador, celular ou iPad. Usabilidade, Interface e Experiência do Usuário são formas diferentes de definir este Pilar. O design determina a marca e a qualidade do produto oferecido.
6 – Cuide de sua reputação
Uma boa reputação leva anos para ser construída, mas pode ser perdida em alguns segundos. Por isso, cuide bem dela. Faça bom proveito de feedbacks e tenha muito cuidado ao administrar campanhas de marketing com cunho sarcástico ou que tenham duplo sentido, pois elas podem ser interpretadas de forma errada e causar uma polêmica negativa.
E essencial ter um feedback preciso e que gere retorno não só para a empresa, mas que também possa ser utilizado como um meio de divulgação positiva dela. Para isso, cuidado com as postagens em redes sociais, no retorno do atendimento e — principalmente — na qualidade do serviço ou produto oferecido.

7. CRM

Customer Relationship Management ou em português, Gestão da Relação com o Cliente, está relacionado com clientes, vendas e francamente, tudo o que mantém o negócio a funcionar. Inclui Gestão de contactos, Email Marketing e Estatísticas sobre como os usuários interagem com o website. O Google Analytics é atualmente uma das ferramentas CRM mais importantes.

Com isso já é possível tomar algumas ações para que sua marca gere mais resultados. Até a próxima.