Marketing de Conteúdo: O Que é e Como Colocar em Prática

Marketing de Conteúdo: O Que é e Como Colocar em Prática

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de táticas que objetivam atrair, cativar e fidelizar clientes através da criação e publicação de conteúdo útil. Com ele é possível descobrir o que determinado público-alvo precisa e deseja, e a partir disso, produzir conteúdo que seja relevante e atraente, aumentando o tráfego nos sites e blogs corporativos, educando leads e assegurando mais compradores fieis.
O marketing de conteúdo, quando feito corretamente,destaca sua marca diante da avalanche de
informações, se torna um ingrediente importante para atrair e manter seus clientes e leads engajados.
Consumidores estão constantemente acessando os motores de busca para encontrar o que precisam. Uma boa tática de marketing de conteúdo ajuda sua marca estar bem posicionada nos resultados, recebendo a atenção necessária e criando autoridade na rede. Produzir e compartilhar conteúdo relevante, também é uma das melhores maneiras de posicionar-se no mercado, destacando-se da concorrência.
Não existe regra quanto aos canais, entretanto, o blog corporativo tem apresentando grande poder quando o assunto é marketing de conteúdo. Trata-se de um canal barato, de fácil manutenção, mas com indiscutível potencial de comunicação.

As redes sociais também surgem como excelentes meios de publicação online. As mais usadas são Facebook, Twitter, Instagran, Linkedin, Pinterest e Google Plus. Uma marca que sabe atuar em perfis e páginas nessas e outras redes assegura excelentes resultados.

O Youtube também é outra alternativa eficiente para conduzir estratégias de conteúdo. Ainda no campo dos vídeos, o lançamento de webinários (seminários online) apresentam resultados pontuais e consideráveis em uma estratégia de conteúdo.
Para que uma estratégia de marketing de conteúdo obtenha sucesso existem fatores imprescindíveis. Considere aplicá-los. O primeiro é documentar a estratégia, a fim de garantir um ponto de partida e gerir a execução. A segunda é ter alguém no comando da estratégia, afinal, marketing exige liderança.

Após isso, deve-se cuidar de publicar consistentemente conteúdos de qualidade e relevância. O quarto fator é mapear devidamente o conteúdo para a jornada do consumidor, ou seja, o funil de vendas. Em seguida, edita-se e revisa-se, cuidando de todos os detalhes quanto à qualidade. Publica-se e dissemina-se o conteúdo, gerindo-o em seguida. Por fim, mensura-se os resultados do investimento sobre o marketing.